>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * EDUCAÇÃO SEXUAL

 

FotoEducação sexual com  Zenilce Bruno

Zenilce Vieira Bruno é Pedagoga e Orientadora Educacional, Psicóloga Clínica e Psicodramatista, Especialista em Adolescência, Psicoterapeuta de Adolescente, Casal e Família, Especialista em Sexologia, Terapeuta Sexual e Educadora Sexual, Formação em Neurolinguística, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, Professora do Curso de Especialização em Adolescência da UFC, Professora do Curso de Especialização em Psicologia da Adolescência da UNIFOR, Consultora, Colaboradora e Colunista dos Meios de Comunicação sobre Adolescência e Sexualidade Humana.

zenilcebruno@uol.com.br

Encontro amoroso

Postado em 18-11-2013

Quando vou escrever meus artigos para o jornal, penso o que os leitores gostariam de ler em seus domingos, mas confesso que algumas vezes penso o que eu gostaria de escrever, e nesses momentos, como insinuam alguns leitores que me conhecem, produzo textos quase sempre biográficos. Hoje é um desses dias, envolvida na emoção de em breve lançar meu livro com os artigos aqui publicados, me sinto envaidecida por este meu encontro com o leitor. Nos últimos dias tenho enxergado a vida com um olhar diferenciado, em busca com certeza do encantamento necessário para sermos felizes.

Quando olhamos o mundo ao redor de nós, aprendemos que há um entrelaçamento de fatos e coisas que não parecem estar desvinculados e por acaso. Uma comunicação pode ser sentida e vivida quando paramos e enxergamos o que nos cerca. Algo se passa como se estas coisas que contemplamos gostassem disso e nos enviassem seu reconhecimento, nos tornando enriquecidos por essa interação.

O mito da origem narrado por Aristófanes em o Banquete de Platão nos faz pensar na origem da inquietação humana e no destino de sermos desejantes de outro ser. Segundo o mito, os homens tinham na sua origem os órgãos duplos, o que os tornavam robustos e velozes e por isso audaciosos. Um dia resolveram alçar aos céus atacando os deuses, e Zeus enfurecido esfaqueou-os, dividindo-os ao meio. A partir daí, cada metade pôs-se à procura da outra. André Comte-Sponville diz que outrora éramos um, mas eis que estamos separados de nós mesmos, razão porque não se para de buscar o todo que se era. Essa busca diz ele ser o amor, que quando satisfeito é condição de felicidade. Só o amor curaria a natureza humana ao se esforçar para fundois seres num só. Assim é que homens e mulheres somos hoje seres carentes, desejantes dessa suposta totalidade primordial.

Encanta-me a ideia de pensar que é outro humano que nos proporciona em breves instantes a superação da condição de finitude. É esse nível de experiência que mais satisfaz o humano, porque o aproxima de uma maior possibilidade de inteireza.

A sexualidade terá de ser pensada nesse olhar macro e não apenas em seus aspectos genitais e procriativos. Ela faz sentido, sim, no ato procriativo, mas significa também pelo mistério que a envolve e totaliza. Como se ela se instituísse numa grande metáfora, superando qualquer lógica racional. É nesse mistério que ela nos desafia e onde tudo pode significar, porque todo gesto humano tem poder de insinuação. A moda é um dos setores que mais exploram essa necessidade humana de tornar-se atraente e sedutor.

A partir do mito, penso se terá sido apenas para enfraquecer-nos que Zeus dividiu os seres andróginos ou se foi por saber da beleza maior da vida e das relações quando conseguimos viver essa busca como paralelas encantadas, que se encontram em espasmos de vida e ternura. A beleza “toca o infinito”, se pudermos ser o contato de duas poesias, a fusão de dois devaneios, o encontro de dois corpos. Nesse breve instante há o encontro com o maior de si e o maior do outro. Encontro com a vida, com a natureza e com o universo. Nesse encontro amoroso, somos nada e somos tudo!

Fonte: jornal O Povo - 17/11/2013


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |    Próxima | Última página

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL