>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * EDUCAÇÃO SEXUAL

 

FotoEducação sexual com  Zenilce Bruno

Zenilce Vieira Bruno é Pedagoga e Orientadora Educacional, Psicóloga Clínica e Psicodramatista, Especialista em Adolescência, Psicoterapeuta de Adolescente, Casal e Família, Especialista em Sexologia, Terapeuta Sexual e Educadora Sexual, Formação em Neurolinguística, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, Professora do Curso de Especialização em Adolescência da UFC, Professora do Curso de Especialização em Psicologia da Adolescência da UNIFOR, Consultora, Colaboradora e Colunista dos Meios de Comunicação sobre Adolescência e Sexualidade Humana.

zenilcebruno@uol.com.br

Autoestima e sexualidade

Postado em 30-08-2011

Este importante conceito diz respeito à aceitação de si mesmo; é a vivência de nos sentirmos apropriados à vida e as suas exigências.

Estamos ainda aprisionados aos rígidos padrões estéticos. E isso reflete diretamente no exercício da sexualidade, que é modulado pela experimentação corporal e pelo sentimento de estima, a possibilidade de ser ou não admirada, amada, capaz de buscar satisfação com a integração de corpo e mente. Há pessoas que “construíram” o reconhecimento de sua estima só pelo desempenho estético, o que é mais comum nas mulheres, já que muitas ainda aprendem a usar o corpo como mecanismo de sedução.

É por estar nessa constante cobrança corporal que frequentemente a autoestima é tomada de assalto. O aumento de peso, as espinhas, as rugas, o tamanho dos seios, a barriga condenável transformam o seu estar no mundo num infeliz e constante sentimento de inadequação, rejeição e solidão.

A exigência constante em corresponder aos padrões estéticos sociais tem transformado pessoas em sintomas: paranoia, ansiedade, fobia, bulimia, anorexia. A sexualidade também adoece: um anoréxico e um deprimido têm inibição de desejo, o bulímico e o ansioso não conseguem criar vínculos estáveis; o paranoico tem constante medo de ser traído. A baixa estima que persiste no modo de viver e de se relacionar, tem profunda ligação com esta valorização da beleza e do poder.

É óbvio que todos estamos sujeitos à queda de estima diante de situações que envolvem prejuízo na consciência que temos de nossa imagem corporal. Uma doença, uma perda; é quase impossível reagir positivamente a essas situações reais e difíceis. Espera-se que qualquer pessoa possa sentir-se “inadequada” em determinado momento e que este sentimento incida sobre o comportamento, provocando também disfunções sexuais.

A confiança no direito de ser feliz e vencer os desafios da vida previnem a depressão e impulsionam para a resolução dos problemas. As relações amorosas também são moduladas pela autoestima. Conheço muitas pessoas que nem bem conhecem outra já depositam nela todo o seu valor: será que vai me ligar? Será que gostou de mim? E nem mesmo se perguntam: será que gostei dela? Será que eu quero vê-la de novo?

Há virtudes, sentimentos e traços de caráter que devem ser reforçados nas pessoas desde sua pouca idade para que possam desenvolver todas as suas referências. Assim, quando estivermos com alguns quilos a mais, isso não atingirá tão forte a nossa autoestima. Teremos como combater a frustração legitimando outros aspectos que identificamos como importantes para nós e para o grupo que nos rodeia: a inteligência, a determinação, a perspicácia, a criatividade, a capacidade de criar elos, de ser leal.

Como diz Ana Canosa, “Não há como conseguir exterminar o fantasma da rejeição de quem tem uma autoestima abalada por medo de celulite”. Acredito que não há lipoaspiração melhor do que aquela que retira o excesso de preconceito, de superficialidade e das exigências cruéis.

 

Zenilce Vieira Bruno

zenilcebruno@uol.com.brcom.br

Psicóloga, sexóloga e pedagoga


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |    Próxima | Última página

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL