>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

A+   A -

11-12-2017

Ceará será o 3o estado do Brasil a implantar logística reversa de embalagens de agrotóxico


Próxima terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 9h, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC

 Próxima terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 9h, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC – (av. Eduardo Girão, 317 - Jardim América), haverá a solenidade de lançamento do Programa de Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos no Estado do Ceará. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, o Ceará será o 3º estado do Brasil a celebrar Termos de Compromisso para a Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos.

Entende-se por Logística Reversa como um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outro ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.


O Programa atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), como à Legislação Estadual (Lei nº 16032 de 20 de junho de 2016), que estabelecem a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O termo de compromisso possibilitará um melhor acompanhamento, fiscalização e monitoramento por parte do poder público das ações referentes ao processo de implementação da logística reversa.


Assinarão o Termo de Compromisso, por parte do setor produtivo: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxico – INPEV, Associação do Comércio Agropecuário do Ceará – ACACE, Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido – ACASA, Associação de Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri - ADIAC. Pelo poder público: Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE – e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI.



Fonte: Secretaria do Meio Ambiente 

 

Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

02-02-2018 População do Ceará será beneficiada com 40 novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

31-01-2018 Abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado Profissional em Educação 2018

23-01-2018 Fiocruz e Secitece trazem a Fortaleza a exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’

23-01-2018 Sema passa a realizar perícia de incêndios florestais em Unidades de Conservação

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2018. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL