http://www.arturbruno.com.br
Imprimir


NOTÍCIAS

14-05-2004

Assembléia concederá medalha ao Reitor da UVA pelo trabalho na área de educação

Teodoro Soares será homenageado por iniciativa do deputado Artur Bruno dia 19/5, ás 11h.

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, em sessão ordinária realizada no dia 4 de março de 2004, requerimento de autoria do deputado estadual Artur Bruno (PT), que determina a realização de sessão solene no plenário daquela casa para concessão da Medalha do Mérito Parlamentar “Otávio Lobo” ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Professor José Teodoro Soares. A solenidade deve ser realizada em 19 de maio de 2004, às 11h.

Para Bruno, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia, a intenção é homenagear todos os educadores do Estado do Ceará. “A homenagem é merecida pois o professor José Teodoro Soares, tem prestado, durante toda sua trajetória como Educador, relevantes serviços à comunidade universitária e à educação de nosso país”, afirmou. Atualmente, o Reitor da UVA vem fazendo um trabalho invejável, acolhendo parceiros privados e convênios com instituições do exterior; além de ocupar a Vice-Presidência do Conselho de Educação do Ceará – CEC; e ser professor adjunto das Universidades Federal (aposentado) e Estadual do Ceará (UECE).

Teodoro Soares, cearense de Reriutaba, nasceu no dia 28 de dezembro de 1940. É Bacharel em Filosofia, pelo Seminário de Olinda e Recife (1962). Em 1968, licenciou-se em Ciências Políticas, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Paris, e Ciências Sociais, pelo Instituto Católico de Paris. Também é Mestre em Administração Pública, pelo Instituto Internacional de Administração Pública de Paris (1970). É Bacharel em Direito, pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF (1978). Foi cargo Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, de 1987 a 1990, e a atuou como Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses – CRUC, nos anos de 1996 a 1999. É membro da Academia Cearense de Ciências Sociais e da Academia Sobralense de Estudos e Letras – ASEL.

A medalha João Otávio Lobo

A medalha João Otávio Lobo, instituída pela esolução nº 51, de 21 de novembro de 1979, modificada pela Resolução nº 359, de 29 de junho de 1995, é concedida anualmente pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará ao educador ou instituição educacional de maior projeção no Estado. Visa homenagear o ex-Presidente da Assembléia, em 1930, natural de Santa Quitéria (1893), felecido em Fortaleza (1962). Doutor em Medicina, especializou-se em Tisiologia. Depois de formado, empreendeu uma longa viagem de estudos para a Alemanha, tornando-se uma sumidade nesse ramo da Medicina. Foi Diretor da Faculdade de Direito do Ceará, Criador-Diretor do Sanatório de Cajazeiras, em Messejana; Diretor da Saúde Pública; Vice-presidente do Estado; Membro da Academia Cearense de Letras; Secretário do Interior e da Justiça, durante a Interventoria do Coronel Machado Lopes (nomeado) e em 1946 assumiu interinamente o Governo do Estado do Ceará, tendo, destarte, ascendido aos postos supremos do Legislativo e do Executivo. Em face de suas faculdades verbais, foi escolhido como Patrono da Cadeira n° 30 da Academia Cearense de Retórico - ACERE.

imprimir agora

1998-2018. Deputado Federal Artur Bruno - PT Ceará

Av. Desembargador Moreira, 2001 Salas 501/502, Dionísio Torres - Fortaleza/CE
Anexo 3 - Gabinete 467 - Brasília/DF
Telefones: (85) 3055-0968 | (61) 32155467 | e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação do mandato e por Teia Digital