http://www.arturbruno.com.br
Imprimir


NOTÍCIAS

14-11-2017

Seminário celebra 20 anos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risco do Meio




O seminário que celebra os 20 anos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risco do Meio, acontecerá nesta quinta, no Parque do Cocó.

A única Unidade de Conservação (UC) marinha do Ceará está completando 20 anos. Nesta quinta-feira, 16 de novembro, durante todo o dia, um seminário celebrará a data, reunindo os principais atores que fazem parte do dia-a-dia do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, criado em 05/09/1997. O evento, que acontece no auditório do Parque do Cocó, tem como público-alvo estudantes, pesquisadores, pescadores artesanais e mergulhadores.


“A Pedra da Risca do Meio é um convite para mergulhadores ou para quem busca conhecer a rica biodiversidade dos corais do litoral de Fortaleza. Estamos avançando na constituição de um Plano de Manejo e consolidando investimentos para aquele espaço”, explicou o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.


O Seminário comemorativo terá como temas questões com a biotecnologia (estudos sobre algas presentes na área do parque), gestão (memória e história), educação ambiental (relatos de experiência sobre educação ambiental voltada para o ambiente marinho pelos projetos TAMAR, Limpando o Mundo e Recife Vivo) e mergulho (impressões da Escola de Mergulho Mar do Ceará).


O Parque será contemplado com recursos do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF-Mar, projeto do Governo Federal criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. A Risca do Meio foi uma das seis unidades selecionadas, juntamente com outras da Paraíba, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo.


Um dos desdobramentos deve ser a formalização da parceria com o Labomar/UFC, que permitiria o uso de equipamentos da instituição, tanto para pesquisa como para fiscalização. Espera-se também viabilizar a compra de equipamentos para permitir o monitoramento adequado da região. Atualmente, o Conselho Gestor da UC realiza inspeções com ajuda do Labomar e Escolas de Mergulho.


O Parque, situado a 18km da costa, saindo do Mucuripe, e 33km de área, tem variações de 15 a 30 metros de profundidade, com flora e fauna extremamente ricas, com cardumes de peixes de 168 espécies, lagostas, moreias, esponjas, algas, golfinhos, tartarugas e tubarões. O nome do Parque vem das formações rochosas ou de coral existentes no local, chamadas pelos pescadores como “riscas” ou “cabeços”. A UC fica na porção central da área, por isso “Pedra da Risca do Meio”, informa Izaura Lila, gestora da unidade.


Programação


Quinta-feira, 16/11


MANHÃ – 8h às 12h


8h – Credenciamento, entrega de materiais e coffee break de abertura.

9h às 9h50min – Abertura do Seminário – Mesa de autoridades.

10h às 10h40min – Potencial Biotecnológico de substâncias bioativas de organismos marinhos – Prof. Alexandre Sampaio (Engenharia de Pesca – UFC).

10h40min às 10h50min – Discussão com a Plenária.

11h às 11h40min – Mesa redonda sobre “Memória e história: o passado e o presente entrelaçado pensando ferramentas e possibilidades para a Gestão do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio” – Sebastião da Silva, Leonardo Borralho, Ana Flávia Pantalema, Marcelo Torres e Izaura Lila.

11h40min às 11h50min – Discussão com a Plenária.

12h – Intervalo para almoço.


TARDE – 14h às 17h


14h às 14h40min – “O mergulho no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio” – Marcus Davis e Lídia Torquato (Escola de Mergulho Mar do Ceará).

14h40min às 14h50min – Discussão com a plenária.

15h às 15h40min – Relatos de experiência: “A educação ambiental voltada para o ambiente marinho” – Projeto Limpando o Mundo, Verdejar, Projeto Recife Vivo e Projeto Tamar.

15h40min às 15h50min – Discussão com a plenária.

16h às 16h40 – “Diagnóstico das pesquisas realizadas na área do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio nesses 20 anos” – Professor Marcelo Soares (Labomar – UFC).

16h40min às 16h50min – Discussão com a plenária.

17h – Encerramento.


Fonte: Governo do estado do Ceará 

Foto: Marcus Davis

imprimir agora

1998-2017. Deputado Federal Artur Bruno - PT Ceará

Av. Desembargador Moreira, 2001 Salas 501/502, Dionísio Torres - Fortaleza/CE
Anexo 3 - Gabinete 467 - Brasília/DF
Telefones: (85) 3055-0968 | (61) 32155467 | e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação do mandato e por Teia Digital