>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Europa
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
15-04-2014
Rússia (Federação Russa)

A+   A -


“Somos todos estudantes e nosso professor é a vida e o tempo.” Mikhail Gorbachev
I.FEDERAÇÃO RUSSA

a)Aspectos Geográficos

A Rússia, Federação Russa ou ainda Federação da Rússia é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa, com uma superfície de 17.098.200 Km², possuindo mais da oitava parte das terras firmes do planeta. Estende-se por todo o norte da Ásia e por cerca de 40% da Europa (principalmente Europa Oriental, sendo um país transcontinental. Atravessa 11 zonas horárias mostrando uma grande variedade de paisagens e relevos. O país tem as maiores reservas de recursos minerais e energéticos do mundo apesar de não exportar, e é considerada a maior superpotência energética. Possui as maiores reservas de recursos florestais e a quarta parte de água doce não congelada do mundo.  A Rússia é, junto com a China, o país que mais se limita com outros países (14 no total) e que tem fronteiras mais extensas. Cerca de 37.000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Ártico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio, sem esquecer a zona dos Bálcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.

Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o enclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zemlia, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangel. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante.

O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5.633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.

Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água. Contam-se 120.000 rios, dos quais se destacam o Volga, o Don, o Obi, o Ienissei, o Lena, o Dniepre e o Neva. Os lagos apresentam-se de formas irregulares e estão, normalmente, no meio de um curso de um rio. O território russo compreende o lago Ladoga, que é o maior da Europa, o lago Baikal, o lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia, denominada de Bacia do Obi com 2.975.000 m².

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este fator faz com a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5°C. A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registram-se temperaturas no inverno da ordem dos 40°C aos 50°C negativos, às vezes chegando aos 60°C  negativos ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8°C  negativos. O Verão na Rússia também é variável de região a região registrando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registrassem temperaturas superiores a 45 °C. O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia. A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo.

Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.

[+] Confira o arquivo completo aqui

COMPILAÇÃO FEITA A PARTIR DE:

- Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.


- AQUINO, JACQUES, DENIZE, OSCAR. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, 32ª Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.


- VESENTINI & VLACH. Geografia Crítica, vol 4. São Paulo: Ática, 2005.


- http//www.wikipedia.org

- http//br.geocities.com/ccv3a/cei.htm



Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL