>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Europa
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
15-04-2014
Moldávia

A+   A -


1. Aspectos Geográficos.

A Moldávia é uma ex-república soviética do Leste Europeu, entre a Ucrânia e a Romênia, próximo aos montes Cárpatos. Seu território de 34.483 km², sem saída para o mar, é formado na maior parte por uma planície ondulada, só interrompida por um conjunto de colinas que não chegam a atingir 500 metros de altitude. A nação tem seus atuais limites restritos a apenas parte do território histó¬rico da Moldávia, cuja maior extensão está integrada à Romênia e à Ucrânia, incluindo a costa do mar Negro (sul da Bessarábia).

Os principais rios são o Dniester e o Prut, que, tal como todos os cursos de água do país, correm para o mar Negro. A vegetação predo¬minante é a estepe. As florestas de faias e carvalhos chegaram a cobrir um terço da área da nação,mas,atualmente,só se mantêm em peque¬nos setores da região central. Boa parte do solo do país se encontra empobrecido devido à monocultura e à erosão.

O clima moldava é temperado continental, embora receba influências do mar Negro, localizado a poucas dezenas de quilômetros. Os invernos são rigorosos e os verões, quentes. As chuvas, moderadas e irregulares são mais abundantes no norte.

Com uma população de 3,5 milhões de habitantes, cerca de 65% da população é de etnia moldava, que descende da romena. Há minorias de ucranianos (14%), russos (13%), gagaúzes (4%) e, em menor número, búlgaros e romenos. A religião predominante é o cristianismo 69,4% (com maioria dos ortodoxos 48,7%), mas também tem 5,5% de islamitas e 1,1% de judeus, os sem religião e ateus estão na casa dos 24%.  A língua oficial é o romeno. O alfabeto latino, substituído pelo cirílico durante o período soviético, foi restaurado em 1989. A Moldávia é uma República com forma mista de governo. Sua capital é a cidade de Chisinau.

Na região da Transdnístria (leste do rio Dniester), habitada por russos e ucranianos, há forte movimento separatista. A minoria cristã de língua turca da Gagaúzia (sul) também reivindi¬ca autonomia.

[+] Confira o arquivo completo aqui

COMPILAÇÃO FEITA A PARTIR DE:

• Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

• Atlas National Geografic, livros: 04 - Europa II e 07 - Ásia I. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

• AQUINO, JACQUES, DENIZE, OSCAR. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, 32ª Ed.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

• VESENTINI & VLACH. Geografia Crítica, vol 4. São Paulo: Ática, 2005.

• http//www.wikipedia.org




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL