>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Europa
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
31-03-2014
Ucrânia

A+   A -


Aspectos Geográficos
A República da Ucrânia, situada no leste da Europa com 603.700 km² de área, é o segundo país mais extenso do continente, perdendo apenas para a Rússia. A maior parte do seu território consiste em um prolon¬gamento da zona meridional da planície russa, com altitudes inferiores a 300 metros. O oeste do país é marcado pela cordilheira dos Cárpatos, onde se ergue a maior montanha ucraniana, o Hora Hoverla, que atin¬ge 2.061 metros. Os montes da Criméia, com altitude máxima de 1.545 metros, situam-se na zona meridional da península de mesmo nome, no sudeste do país. Os rios mais importantes da Ucrânia são o Dnieper, o Bug Meridional.  O Dniester, o Donetz e o Danúbio, que deságuam no mar Negro, e o Bug Ocidental, que corre para o norte e lança suas águas no Vístula. A vege¬tação original do país compreendia uma floresta mista no norte, florestas e estepes no centro e estepe no sul. Entretanto, boa parte dessa flora nati¬va foi substituída por propriedades agrícolas. O clima ucraniano é conti¬nental na maior parte do território, com invernos rigorosos e verões bas¬tante quentes. No sul, porém, pela influência marítima, o ambiente é tem¬perado. As chuvas são abundantes no norte e escassas no sul.

No litoral no mar Negro, fica o movi¬mentado porto de Odessa. Sob pressão internacional, o governo destrói as armas nucleares herdadas da extin¬ta União Soviética (URSS), da qual o país fazia parte. A antiga frota militar soviética, ancorada em Sebastopol, na península da Crimeia, permanece na região, conforme acordo selado com a Federação Russa.

[+] Confira o arquivo completo aqui

COMPILAÇÃO FEITA A PARTIR DE:

• Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

• Atlas National Geografic, livros: 04 - Europa II e 07 - Ásia I. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

• AQUINO, JACQUES, DENIZE, OSCAR. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, 32ª Ed.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

• VESENTINI & VLACH. Geografia Crítica, vol 4. São Paulo: Ática, 2005.

• http://www.wikipedia.org

• http://epoca.globo.com

• http://g1.globo.com




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL