>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Europa
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
31-03-2014
Lituânia

A+   A -


Localizada no centro-norte da Europa, a República da Lituânia é o maior (65.300 km² de área) e o mais povoado (3 milhões de habitantes) dos três paí¬ses bálticos.

Localizada no centro-norte da Europa, a República da Lituânia é o maior (65.300 km² de área) e o mais povoado (3 milhões de habitantes) dos três paí¬ses bálticos. Por outro lado, possui o litoral menos extenso: ape¬nas 100 quilômetros. Sua costa é famosa pela extração de âmbar, resina fóssil amarelada usada na confecção de jóias. Seu território é plano, com pequenas ele¬vações no leste e no sul, cujo ponto mais alto é o monte Juozapines, de 292 metros. Nos vales localizados entre elas há mais de 3 mil lagos de origem glacial.

Cerca de 30% da área do país é coberta por florestas de coníferas, intensamente afetadas pela poluição. Outra porção considerável do território é ocupada por zonas pantanosas, uma parte das quais foi dre¬nada a fim de ser aproveitada para a agricultura.

Os principais rios são o Nemunas (usado para a navegação e para a produção de energia) e seus afluentes Neris, Dubysa e Nevedhis. Todos permanecem congelados durante três meses por ano.

O clima é continental com influência marítima. A oeste, na zona cos¬teira do mar Báltico, os verões são frescos e os invernos,pouco rigoro¬sos.As diferenças térmicas entre as estações acentuam-se à medida que se avança para o interior do país.As precipitações, moderadas, são mais abundantes nos meses quentes. A Lituânia pertence à União Européia desde maio de 2004; entretanto, não está integrada à zona do euro. Sua capital é a cidade de Vilnius.

[+] Confira o arquivo completo aqui

COMPILAÇÃO FEITA A PARTIR DE:

• Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

• Atlas National Geografic, livros: 04 - Europa II e 07 - Ásia I. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

• AQUINO, JACQUES, DENIZE, OSCAR. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, 32ª Ed.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

• VESENTINI & VLACH. Geografia Crítica, vol 4. São Paulo: Ática, 2005.

• http//www.wikipedia.org








Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL