>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Europa
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
27-03-2014
Belarus

A+   A -


A República de Belarus, também conhecida como Bielo-Rússia ou Rússia Branca devido as extensões de areia branca em seu território.
É um país do noroeste da Europa que fazia parte da antiga União Soviética. Seu território é essencialmen¬te plano. O norte, porém, é dominado por suaves colinas orientadas de leste para oeste que não ultrapassam os 350 metros de altitude. Esse conjunto separa as bacias hidrográficas dos rios Onieper e Oaugava (ou Ovina Ocidental). No sul, na região denominada Polésia, ou pântanos Pinsk, predominam as áreas inundadas, que cobrem mais de 20% do território do país. Outros 30% são ocupados por florestas: no norte. as principais variedades são pinheiros, abetos e bétulas; no sul, carva-lhos, olmos e faias.

Belovezhskaya Pushcha é a úl¬tima floresta original da Europa. Localizada na fronteira entre Belarus e Polônia, o parque que abriga a porção central da floresta é patrimônio universal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Belovezhskaya Pushcha foi conservada durante séculos porque foi usada por reis poloneses e czares russos como campo de caça. Praticamente toda a Europa Ocidental já foi coberta por uma gigantesca floresta se¬melhante. Hoje, nenhuma floresta do continente é original, ou seja, todas foram alteradas após séculos de exploração humana e ação da nature¬za. Esta floresta é a exceção, com uma área de 120 mil hectares de mata virgem. Com árvores de mais de 50 metros de altura e carvalhos de até 600 anos, além de troncos cobertos de musgo espalha¬dos pelo solo, a floresta é um importante ponto turístico. A reserva guarda um dos mais importantes habitats de pássaros do continente, com cerca de 230 espécies. Mas o animal-símbolo de Belovezhskaya Pushcha é o bisão europeu, dado como extinto em 1919 e reintroduzido no par¬que em 1929.

A água é um dos elementos fundamentais da paisagem de Belarus. O país possui mais de 4 mil lagos, tanto de origem glaciar como artificial. A rede de rios também é densa, irrigando fartamente as terras e confe¬rindo à paisagem uma típica tonalidade verde. Os principais cursos de água são o Daugava, no norte; o Nioman ou Nemunas, no oeste: e o Dnieper e seus afluentes (Bereziná, Soz e Pripiat), no leste, centro e sul.

Por sua latitude e por não possuir saída para o mar, Belarus tem clima continental, com invernos muito rigorosos e verões frescos e úmidos. As precipitações são moderadas.

[+] Confira o arquivo completo aqui

COMPILAÇÃO FEITA A PARTIR DE:

- Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

- Atlas National Geografic, livros: 04 - Europa II e 07 - Ásia I. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

- AQUINO, JACQUES, DENIZE, OSCAR. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, 32ª Ed.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

- VESENTINI & VLACH. Geografia Crítica, vol 4. São Paulo: Ática, 2005.

- http//www.wikipedia.org




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL