>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Oriente Médio e Norte da África
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
01-11-2012
Primavera Árabe

A+   A -


Uma onda de mudanças no Oriente Médio
O acontecimento de maior impacto em 2011 no cenário político mundial foi a revolta popular contra regimes autoritários no mundo árabe, área formada por países de maioria árabe e muçulmana na África do Norte e no Oriente Médio.

Os primeiros momentos da Primavera Árabe, como o movimento foi chamado, causaram grande euforia. Em menos de um mês - de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 - revoluções populares derrubaram os ditadores da Tunísia e do Egito. A queda de Zine al-Abidine Ben Ali, na Tunísia, sinalizou uma virada histórica: pela primeira vez, um governante da região foi deposto pela força do próprio povo. O fim do regime de Hosni Mubarak, no Egito, o país mais influente e populoso do mundo árabe, contagiou de vez a região com a perspectiva de que é possível contestar governos há décadas no poder.

A onda de protestos espalhou-se rapidamente, atingindo o Iêmen, o Barein, a Líbia e a Síria. Nesses países, os governantes resistiram - com apoio de militares e forças de segurança - e reprimiram com violência as manifestações. Com isso, a Primavera Árabe entrou numa fase turbulenta e incerta, marcada por graves crises políticas, insurgência armada, intervenção militar externa e lutas sectárias. Após meses de conflitos, dois outros ditadores perderam o poder: Muammar Kadafi, na Líbia, e Ali Abdullah Saleh, no Iêmen. No fim de 2011, a maré de mudanças na região estava em pleno curso. No Marrocos e na Jordânia, houve protestos menores, contidos por meio de reformas políticas e sociais.

[+] Confira aqui o arquivo completo

Compilação feita a partir de:

- Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

- http://www.suapesquisa.com/paises/egito/

- http://www.wikipedia.org


Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL