>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * CURSOS DE ATUALIDADES * Oriente Médio e Norte da África
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
30-10-2012
O Egito

A+   A -


A República Árabe do Egito é um país de 1.001.449 km² de área, situado em dois conti¬nentes: a maior parte encontra-se no nordeste da África; na Ásia, fica a pe
A República Árabe do Egito é um país de 1.001.449 km² de área, situado em dois conti¬nentes: a maior parte encontra-se no nordeste da África; na Ásia, fica a península do Sinai. As duas partes estão separa¬das pelo Mar Vermelho e pelo canal de Suez. Cerca de 10% da superfície do Egito é ocupada pelo vale e pelo delta do Nilo, que entra no país vindo do Sudão. As margens do rio são altamente férteis, devido ao lodo ali depositado pela corrente de água. O curso se alarga em direção ao norte, acabando por formar um delta de 240 quilôme¬tros de largura por 160 de comprimento no Mar Mediterrâneo.

Os 90% restantes do território são essencialmente constituídos por desertos. No leste, entre o Nilo e o mar Vermelho, encontra-se o deserto Oriental, uma meseta de areia e granito cortada por wadis - riachos formados pelas chuvas. No oeste, constituindo um planalto, estende-se pelo deserto Ocidental, que possui alguns oásis na região norte. Ele abriga a depressão salina de Qattara, situada 133 metros abaixo do nível do No sul fica o deserto da Núbia, composto de dunas e planícies arenosa.

A península do Sinai é um deserto arenoso no norte e montanhoso no sul. Ali se ergue o Jabal Katrina, ponto culminante do país, 2.642 metros de altitude. Nele, segundo a tradição bíblica, Moisés teria recebido de Deus os Dez Mandamentos.

A flora egípcia prospera basicamente no vale e no delta do Nilo. Encontram-se tamareiras, sicômoros, acácias, tamargueiras, lótus, jasmins e rosas. Além disso, foram introduzidos artificialmente ciprestes, olmos, eucaliptos, mimosas e murtas. No sul, no leito do rio, crescem também papiros. Nos desertos só sobrevivem algumas ervas e arbustos espinhosos.

Quanto ao clima, é geralmente de tipo saariano. Na costa mediterrânea, os invernos registram chuvas moderadas e temperaturas mais suaves que no resto do país. Conforme se avança em direção ao sul, o nível de precipitações vai diminuindo. Nos desertos, as temperaturas são sufocantes durante o dia e muito baixas à noite. Na primavera costumam ocorrer tempestades de areia.

[+] Confira o arquivo completo aqui

Compilação feita a partir de:

- Almanaque Abril 2014, 40ª ed. São Paulo: Ed. Abril, 2014.

- Arruda, J. e Piletti, N. Toda a História, 4ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

- Atlas National Geografic, Vol.10: África II. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

- http://www.wikipedia.org

- http://www.folha.uol.com.br


Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL