>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

A+   A -

18-04-2014

O Dragão está vivo

O Dragão do Mar, que em 2014 completa 15 anos, é um elemento importante no processo de formação cidadã do nosso povo

Um dos mais importantes complexos culturais do Ceará completa, em 2014, 15 anos. Podemos dizer que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, apesar de jovem, vai alcançando a sua maioridade, contrariando aqueles que torciam para que o equipamento se tornasse como um grande “elefante branco”. Em sua história recente, o Dragão do Mar tem mostrado que está mais vivo do que nunca.

Idealizado por Paulo Linhares e projeto arquitetônico do talentoso Fausto Nilo, o complexo cultural que homenageia o mais famoso abolicionista cearense ainda sofre de alguns problemas estruturais. R$ 9 milhões foram liberados para ajustes. Ainda é preciso – como previsto no projeto original – desenvolver ações que envolvam as comunidades próximas para proporcionar um futuro melhor àqueles jovens e sanar de vez os problemas de segurança do entorno.

Nesses 15 anos, o Dragão do Mar tem resistido a esses percalços e, agora, volta a mostrar vigor na oferta de produtos culturais. As salas de cinema – agora administradas pela Fundação Joaquim Nabuco – foram totalmente reformadas e estão entre as mais modernas do Estado. Os melhores filmes de artes são exibidos lá a preços populares. A parceria com uma cafeteria, assim como a disponibilidade de mesas em frente às salas de cinema, foi uma solução simples e eficaz para dar uma nova vida ao espaço de convivência sob o planetário.

O museu e as salas de exposições continuam atraindo estudantes e turistas. O teatro voltou a abrigar espetáculos de companhias cearenses. A Praça Verde tem sido ocupada com programação voltada para as crianças e também para promoção de shows que atraem o grande público. O Porto Iracema das Artes tornou-se uma importante escola de formação de profissionais e referência no debate em diversas áreas (audiovisual, artes cênicas, dança, animação e manifestações da era digital).

Instituições consolidam a importância do Dragão do Mar ao investir em equipamentos culturais naquele entorno. A Caixa Econômica Federal construiu seu centro cultural no antigo prédio da alfândega e tem promovido shows, peças e exposições variadas. O Sesc Senac Iracema continua oferecendo espetáculos de artes cênicas e cursos profissionalizantes. Os preços dos ingressos são sempre bem acessíveis.

Sim, o Dragão do Mar tem o que comemorar em seu aniversário de 15 anos. Desejamos que as dificuldades sejam superadas e que o equipamento tenha vida longa. Ao lado da educação, a cultura é outra política importante na formação cidadã do nosso povo. O Dragão do Mar é um elemento importante nesse processo.

Fonte: Jornal O Estado - 18/04/2014

 

Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL