>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista






PRINCIPAL * PRONUNCIAMENTOS *
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

A+   A -

 

Educação pública: Ceará é exemplo para o Brasil

Matéria da revista Exame dá um destaque importante para o ensino básico estadual desenvolvido no Ceará

Comentários

 O SR. ARTUR BRUNO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a revista EXAME, que foi publicada recentemente com a data de 30 de outubro, traz uma extensa matéria sobre educação em nosso País. 

E esta matéria é relevante porque ela não só teoriza, ouve especialistas para dar dicas de como melhorar a educação no Brasil, mas ela relata experiências exitosas no nosso País. E dá um destaque importante para o ensino básico estadual do Ceará. E o Ceará aparece nessa matéria como exemplo em 2 políticas públicas desenvolvidas no ensino básico. A primeira delas é a alfabetização na idade certa. 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em 2000, há 13 anos, foi feita uma pesquisa no Município de Sobral, quando governava o município o hoje Governador Cid Gomes. E naquele momento metade dos alunos com 9 anos de idade não sabia juntar sílabas e ler palavras. Vou repetir: aos 9 anos de idade, no 4º ano do ensino fundamental, os alunos sequer sabiam ler minimamente. Isso em 2000.

O Prefeito Cid Gomes assumiu a prefeitura e convidou uma equipe liderada pela hoje Secretária de Educação Estadual Izolda Cela, e fizeram um trabalho continuado, e hoje Sobral tem 97% das suas crianças com 7 anos de idade que sabem ler perfeitamente. Sobral é tida hoje a maior referência de alfabetização no Brasil. 

Essa mesma política passou a ser estadual. Criou-se no Ceará o Plano de Alfabetização na Idade Certa, que agora a Presidenta Dilma eleva para uma política nacional. 

Mas não só isso, Sr. Presidente. Também no Estado do Ceará está sendo desenvolvido o ensino médio com educação profissional. Hoje, 97 escolas — em 2006 não havia nenhuma — já têm o ensino médio com escola de tempo integral, onde num período o aluno tem aulas regulares e no outro período, o ensino profissional. Até o final do ano que vem serão 140 escolas de tempo integral. 

Isso fez com que o Ceará, que tinha um péssimo IDEB, que era um dos piores Estados do Brasil na avaliação, seja hoje o melhor IDEB do Norte e Nordeste, já crescendo para se comparar aos Estados mais ricos do nosso País. Portanto, com esses dois exemplos, está se mostrando ao Brasil que, com prioridade, com investimento e com determinação política é possível melhorar a educação pública básica do nosso País. 

Claro que nada disso seria possível sem a adesão dos profissionais da educação. Muito do que se está fazendo no Ceará se deve ao compromisso, à responsabilidade dos profissionais da educação, que passaram a pôr em prática as determinações da Secretária Izolda Cela e do Governador Cid Gomes. 

Parabéns, Estado do Ceará, por estar dando exemplo de educação pública no País.

 

Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2017. Artur Bruno - Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)
SEMA - Rua Osvaldo Cruz, 2366.
Cep: 60.125-151 - Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Telefones: (85) 3101.1234
Fax: (85) 3101.1234
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação e TEIA DIGITAL